quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Eduardo Sá

Eduardo Sá e o pré escolar

eduardo-saA ideia foi defendida por Eduardo Sá no encontro “Vale a Pena ir à Pré”, uma iniciativa conjunta da Carlucci American International School of Lisbon (CAISL) e da revista Pais&filhos destinada a debater e esclarecer o valor do ensino pré-escolar na educação de uma criança.
Eduardo Sá, que começou por manifestar o seu desacordo pela “distinção que é feita entre educação infantil e ensino obrigatório”, considerou depois que ainda existem alguns “erros” nos moldes em que, por vezes, o ensino pré-escolar é praticado.
“O jardim de infância não é para aprender a ler nem a escrever”, criticou, lembrando que “as crianças antes de aprender a ler, aprendem a interpretar “ e que “não é por tornarmos uma criança um macaquinho de imitação que ela vai ser mais inteligente”. Eduardo Sá, psicólogo clínico com grande parte da sua carreira dedicada à psicologia infantil, defendeu que o jardim de infância deve antes ser um local onde a criança exerça atividade física pois, justificou, “as crianças aprendem a pensar com o corpo” e se souberem mexer o corpo “mais expressivas serão em termos verbais”.
Além disso, prosseguiu, o jardim de infância deve ser um local para a criança receber educação musical (“a música torna-os mais fluentes na língua materna”) e educação visual (“quanto mais educação visual tiverem, menos dificuldades têm de ortografia”). Por outro lado, disse ainda, as crianças precisam de “contar e ouvir histórias” no jardim de infância, sublinhando que “as histórias ajudam a pensar” e a “linguagem simbólica a arrumar os pensamentos”.
Mas, mais que tudo isso, o jardim de infância deve ser um espaço para a criança brincar. A brincadeira é um “património da humanidade” que a ajuda “a pensar em tempo real e a resolver dificuldades”, salientou o psicólogo, sublinhando que “brincar não pode ser uma atividade de fim de semana” nem os espaços para brincar podem estar confinados a pátios fechados. “É obrigatório que as crianças brinquem na rua”, defendeu.
Em suma, concluiu, “o jardim de infância faz bem à saúde” e é urgente que seja “acarinhado”. Sob pena de virmos a pagar no futuro “custos exorbitantes” por tal esquecimento.
in pais e filhos

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A nossa festa de natal

"Feliz Natal Lobo Mau" foi a peça que apresentámos na festa final.
Diverti-mo-nos muito durante os ensaios e mais ainda no dia da festa com as gargalhadas que arrancámos às outras crianças e pais presentes.











Visita da mãe Natal

Recebemos a visita da mãe natal que nos trouxe doce de medronho para provarmos.
Obrigado pela visita Cláudia Candeias





Enquanto esperávamos pelo Natal

Olá a todos.
Andámos muito atarefados a preparar o Natal e por isso andámos um pouco desaparecidos.
Mas aqui estamos para vos mostrar o que andámos a fazer.


Árvores de natal


Pintámos caixas para fazer a nossa árvore de Natal.
Obrigado a todos os pais que trouxeram caixinhas de oos.








Fizemos neve com sal.





Recebemos um presentinho dos meninos do Infantário da "Sala da Varanda"




Ensaios para a festa de natal
Obrigado à mãe Mariana por se ter disponibilizado para nos ajudar.





Recordações de Natal



No prolongamento de horário fizemos árvores de natal utilizando rolhas de cortiça.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Uma das semanas mais esperadas...

Pijamas quentinhos, pantufas, almofadas, mantinhas e peluches...
Começámos a semana, com um dos dias mais esperados pelas crianças.
O Dia do Pijama.









Como o nosso amigo Leonardo dizia "este dia foi mesmo fixe".
De manhã fizemos bolachinhas de aveia e brincámos muito. À tarde enrola-mo-nos nas nossas mantinhas e vimos o filme "À procura de Dori".
A mãe do Vicente fez-nos uma surpresa e preparou para o nosso lanche "um bolo verde" e um bolo de cenoura. Então, juntamente com as nossas bolachinhas tivemos um super lanche :)


Aqui estão mais alguns pequenos bocadinhos da nossa semana.





De hoje a um mês é também um dos dias mais esperados por todos nós - o Natal.
Hoje já vivemos um bocadinho desse espírito. Lemos a primeira história de Natal - "a oficina do Pai Natal" que o Vicente trouxe para nos mostrar.



sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Quincas, Fadas, Pijama, brincadeira e fotografia

Mais uma semaninha no nosso jardim-de-infância.
Trabalhámos muito para o Dia do Pijama, que será na próxima segunda-feira.
Lemos a história "a fada partiu a asa". Uma linda história.









No prolongamento estamos a trabalhar na construção do mapa de aniversários da nossa sala, utilizando diversos materiais.





"Banaaaannnnaaaaa!"
Todos a fazer o sorriso mais bonito para o fotógrafo que veio hoje à nossa escola.




Momentos